Secretaria de Saúde inicia vacinação anti-pneumocócica na próxima segunda


Secretaria de Saúde inicia vacinação anti-pneumocócica na próxima segunda


Em fevereiro, Vigilância Epidemiológica realizou capacitação para os funcionários dos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família
17/03/2010

Nesta segunda-feira (22/03), a Secretaria Municipal de Saúde inicia a aplicação da vacina anti-pneumocócica 10-Valente em todas as unidades de saúde. A dose protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, tais como pneumonias, bacteremias (presença de bactéria no sangue) e meningites causadas pelo pneumococo, entre outras doenças. A nova vacina está entrando no calendário básico de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e o alvo são crianças menores de dois anos de idade.

Como a vacina anti-pneumocócica 10-Valente será implantada na rotina, não há necessidade de realizar uma campanha, conforme explica a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei: “Esta vacina passa a fazer parte do calendário de básico, ao lado de outras doses como a Sabin e a Tetravalente. A diferença é que está sendo introduzida agora, junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1)”, informa.

Crianças que têm entre dois e seis meses de idade tomarão três doses da anti-pneumocócica 10-Valente, com intervalo de 60 dias entre elas, e um reforço aos 15 meses. As crianças que têm entre sete e nove meses tomarão duas doses, com intervalo de 60 dias entre elas, e reforço aos 15 meses. Já Crianças de 10 a 11 meses receberão duas doses, com intervalo de 60 dias entre elas, sem necessidade de reforço. Por fim, crianças com idade entre 12 e 23 meses receberão dose única da vacina.

No final de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica realizou uma capacitação para todos os funcionários dos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) sobre a introdução da nova vacina no calendário de rotina das crianças. No mesmo encontro, os profissionais obtiveram informações sobre a vacinação contra gripe pandêmica.

Influenza / H1N1

Em relação à Influenza A (H1N1), a vacinação para os profissionais da saúde prossegue até sexta-feira (19/3) em todas as unidades de saúde e hospitais. Entre os profissionais de saúde que estão sendo vacinados estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

Na segunda-feira (22/3), começa também a vacinação contra H1N1 para gestantes, portadores de doenças crônicas menores de 60 anos e crianças saudáveis com idade entre seis e 23 meses. Para ser imunizado, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. É importante levar carteira de vacinação e documento de identidade. (APF)


Fote : PMMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

All Farma - Mogi das Cruzes

Roche aposta em novas drogas contra o câncer no Brasil