Artigo da semana

Artigo da semana
Os 5 mandamentos para se sentir motivado


Por Cida Silva

1. Não seja um procrastinador – Evite adiar tarefas e decisões. Faça as coisas no tempo em que precisam ser feitas.

2. Confie em você mesmo – Se quer ser grande, ande com os grandes! Se deseja ter realizações de sucesso, defina metas e trabalhe para alcançá-las. Ninguém fará nada por você, a não ser te apoiar e admirar.

3. Ame-se muito – O maior amor que podemos sentir é o amor-próprio. Quando temos a autoestima elevada, aumentamos o nosso grau de motivação.

4. Resista, resista, resista – Não venda seus sonhos, não desista deles e jamais deixe que os roubem.

5. Tenha otimismo e alegria diante da vida e dos acontecimentos:

o Busque dentro de você razão para continuar.

o A dor, às vezes, é obrigatória, já o sofrimento é opcional.

o Reaja de maneira positiva diante de uma dificuldade, como: doença, perda financeira ou afetiva (separação, morte, fim de namoro, doença na família).

Primeiros sintomas de um time fraco

Muito se fala nos dias de hoje em fortalecer as equipes e transformar colaboradores individuais em uma força motriz capaz de diminuir problemas e aumentar resultados. Mas, infelizmente, a maioria das empresas olha para isso de forma muito superficial. Os líderes fingem que fazem alguma coisa para contribuir com a equipe, a equipe finge que gosta, os dias continuam passando e nada melhora.

Para não cair nessa armadilha, hoje trago para você três coisas que times fracos – aqueles com resultados financeiros ruins, baixo nível de satisfação dos clientes e pouco engajamento – têm em comum:

1. Falta de motivo para ser excelente – Em ótimas equipes, vemos que todas as pessoas estão realmente se empenhando para fazer o melhor possível a todo momento, mesmo que não haja ninguém cobrando isso. Em times fracos, os colaboradores simplesmente fazem o que tem de ser feito (se é que chegam a isso), sem brilho nos olhos, e entendem que estão ali apenas para fazer o trabalho, e não para alcançar objetivos ou contribuir com a vida de outras pessoas.

2. Medo da honestidade – Times fracos são marcados pela falta de abertura, de debates honestos e de expectativas claras. Enquanto muitas pessoas acham que estão sendo legais com seus colegas de trabalho, elas geralmente têm um nível muito baixo de confiança. E você vê isso não apenas em grandes acontecimentos, mas em pequenos detalhes, como brigas por comissões, falta de conversas em eventos da empresa, ciúmes da liderança, etc.

3. Egoísmo – Enquanto as pessoas em times excelentes estão sempre oferecendo apoio, feedback, apreciação e reconhecimento para seus colegas; times fracos geralmente são marcados por discussões, chateações e brigas de ego.

Assim, fica aqui a sugestão: analise sua equipe no dia a dia e, caso ela esteja mostrando alguns desses sintomas, comece a dedicar-lhe um pouco mais de tempo (a revista Liderança pode ajudar você a resolver muitos desses problemas). Certamente, sua equipe merece essa atenção e cuidado! Afinal, ela é o maior ativo que a sua empresa possui.

Um abraço e boa semana!

Marília Zanim Candeloro
Editora da revista Liderança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Múltis vão produzir equipamentos médicos de alta tecnologia no Brasil

Governo Federal amplia lista de remédios com isenção de tributos e adiciona mais de 170 substâncias

Robocop 2014 - Direção José Padilha