Eurofarma de mão dada com Cuba


Eurofarma de mão dada com Cuba
Veículo: Brasil Econômico
Jornalista: Iolanda Nascimento
A Eurofarma, farmacêutica de capital nacional, também tem investido na área de biotecnologia com foco em oncologia. Em parceria com um laboratório de Cuba, a empresa tem cinco projetos em andamento, sendo que um deles já está no mercado desde o ano passado e dois são vacinas indicadas para fortalecer o sistema imunológico de pacientes com câncer de pulmão em tratamento quimioterápico. Uma das vacinas está em fase final de estudos clínicos e a outra foi aprovada recentemente em Cuba.

“É a primeira vacina aprovada para câncer de pulmão por um órgão regulador”, diz Camille Rodrigues da Silva, gerente de pesquisas clínicas da Eurofarma. Conforme Taís Ramadan Hollaender, gerente de novos negócios da empresa brasileira, a aliança com Cuba começou em 2008 e a Eurofarma, braço de pesquisas clínicas de Cuba para esse grupo de produtos no Brasil e também de comercialização, deverá investir este ano R$ 15 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, 50% a mais em relação a 2010 e um valor que poderá aumentar no decorrer do ano.

“Desse total, 40% são para os projetos da parceria com Cuba”, observa Taís.
A farmacêutica investe também em desenvolvimento próprio de biossimilares oncológicos em sua unidade piloto e espera lançar o primeiro produto em dois anos, afirma o gerente de produtos da Eurofarma, Arynaua Rodrigues Silveira.

A divisão de oncologia respondeu por cerca de 3% do faturamento da empresa em 2010, de cerca de R$ 1,4 bilhão, e a previsão é de crescimento de 22% este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

All Farma - Mogi das Cruzes

Roche aposta em novas drogas contra o câncer no Brasil