Anuário As Melhores da Dinheiro destaca Natura, AstraZeneca, EMS, Cristália e Novartis
Mesmo em tempos difíceis, os consumidores evitam se descuidar da saúde, da higiene pessoal e da limpeza de suas residências. Esse tipo de economia costuma ficar nas últimas posições das listas de itens a ser cortados por quem está enforcado nas contas domésticas. Isso faz os setores farmacêutico, de higiene e de limpeza serem, como se cosutma dizer, "à prova de crises".
Mesmo quando a economia vai mal, eles costuma se manter em crescimento. Quando o país vai bem, o ritmo de expansão dessas indústrias invariavelmente supera a expansão do PIB. Foi o que aconteceu em 2010, quando os setores aproveitaram o aquecimento do consumo das famílias brasileiras.
No setor farmacûtico, as vendas de remédios no Brasil registraram expansão de 20%, chegando aos R$ 36,2 bilhões, segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Com esse desempenho, o Brasil se consolidou como o oitavo maior mercado global para a indústria de medicamentos genéricos, cujo faturamento já representa R$ 6,2 bilhões, mas apresenta taxas de crescimento da ordem de 40% ao ano.
Os rankings completos e a íntegra da reportagem foram publicados na edição especial As Melhores da Dinheiro, que chegou às bancas em 13/08/2011.
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