Genéricos geram economia de R$ 22 bilhões aos consumidores


Desde que os genéricos chegaram ao mercado, em 2001, até hoje, os consumidores já economizaram cerca de R$ 22 bilhões substituindo produtos de marcas por esses medicamentos, que custam, em média, 50% a menos que os remédios de referência.

Segundo dados da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) divulgados nesta semana, foram comercializadas 154,1 milhões de unidades de genéricos no terceiro trimestre deste ano, o que representa alta de 32% em relação a igual período de 2010. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, foram comercializadas 418,2 milhões de unidades, um crescimento de 32% frente às 317,2 milhões de unidades vendidas em igual período do ano passado.

De acordo com a entidade, o bom desempenho é reflexo do aumento da renda da população, que favorece o mercado. Em relação aos valores, as vendas somaram R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre do ano, contra R$ 1,7 bilhão no mesmo período do ano passado, um crescimento de 40%. “A população, que teve seu poder de compra ampliado significativamente, vem optando pelo genérico, que é mais barato, tem qualidade e é totalmente confiável”, afirmou o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as vendas somaram R$ 8 bilhões, um crescimento de 37,3% frente aos R$ 5,7 bilhões registrados no mesmo período de 2010.


MERCADO FARMACÊUTICO

De acordo com o IMS Health, com 606 milhões de unidades vendidas, o mercado farmacêutico também apresentou crescimento, de 11%, comparando o terceiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, quando foram comercializadas 546,4 milhões de unidades.


Fonte: UOL

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