Maioria dos novos consumidores de cartão de crédito são da classe E
Nos últimos três anos, cresceram as adesões aos cartões de crédito por consumidores pertencentes à classe E. No primeiro trimestre de 2009, 52% dos solicitantes de cartões eram representantes dessa classe. No ano seguinte, eles representavam 54,8%, e neste ano, aumentaram para 58,5%.
A região brasileira que mais concentra adesões do primeiro cartão de crédito é a Nordeste, com 43% das novas adesões do País, revela estudo realizado pela Serasa Experian. O Sudeste, que em 2009 detinha 48,28% das novas adesões, atualmente responde por 36%, ficando atrás do Nordeste, que em 2009 tinha apenas 29,31% de representação.
Em relação à distribuição geográfica das propostas de novos cartões, o Nordeste também se destacou, tendo a participação avançado de 19,14% em 2009 para 26,42% neste ano.
A pesquisa da Serasa também revelou quem são as pessoas que começaram a usar o cartão de crédito como forma de pagamento. De acordo com o levantamento, foi detectado que os brasileiros estão divididos em dez grupos e 39 segmentos, em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida.
A maioria dos consumidores que aderiram ao cartão de crédito nos últimos três anos pertencia ao grupo Periferia Jovem. O segmento é formado por jovens trabalhadores de baixa renda, com pouca qualificação, e por estudantes de periferia e famílias que recebem assistência do Estado.
“O levantamento mostra que os públicos emergentes prevalecem, refletindo o maior acesso ao consumo de bens e serviços, inclusive financeiros. O estudo é também um alerta. Como a maioria dos novos entrantes no mercado de cartões são os jovens da periferia, o risco de inadimplência precisa ser adequadamente monitorado, pois estes consumidores normalmente não possuem vivência no mercado de crédito. Ou seja, estariam começando a aprender a lidar com crédito justamente numa modalidade em que os juros são altos. Assim, o risco de terem uma primeira experiência frustrante de crédito não é desprezível”, afirma o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, Ricardo Loureiro.
Em 2009, o grupo Periferia Jovem tinha uma representatividade de 21,75% no total de solicitantes de cartões no Brasil. No ano seguinte, a participação subiu para 23,43% e, neste ano, pulou para 25,54%. Outro grupo descoberto pela análise foi o de Aspirantes Sociais, que em 2009 representava 19,78% do total de adesões brasileiras, número que caiu para 15,89% em 2010 e para 15,33% neste ano.
Neste grupo, estão os profissionais em ascensão social, donos de pequenos negócios, jovens em busca de oportunidades e também consumidores indisciplinados.
Fonte: Info Money Pessoal
Comentários
Postar um comentário