Farmacêutica Medley quer 30% do mercado de colírios especiais
Líder no mercado brasileiro de genéricos, o laboratório Medley, que faz parte do grupo francês Sanofi, acaba de entrar no segmento de colírios para o tratamento de glaucoma e planeja, também, avançar sobre o ainda incipiente mercado de anticoncepcionais genéricos.
Inaugurando uma nova linha de colírios, o dextrotartarato de brimonidina - cujo medicamento de referência é o Alphagan, da norte-americana Allergan - deve gerar receita de R$ 10 milhões ao ano, com 300 mil unidades produzidas neste período, segundo expectativa da empresa.
A companhia quer abocanhar até 30% de um mercado de 1 milhão de unidades anuais, que movimenta R$ 30 milhões. O produto chega ao ponto de venda com valor 35%, em média, abaixo do produto de referência.
A fabricante pretende, até 2014, contar com portfolio de oito colírios para glaucoma. Atualmente, as oito moléculas movimentam juntas R$ 500 milhões ao ano, o que daria à empresa um faturamento de R$ 150 milhões com sua linha de colírios, caso iguale os 30% de participação que detém no mercado de genéricos em geral.
"Uma vez entrando no mercado, dois movimentos acontecem. Primeiro, a busca pela construção do market share alinhado com a presença da Medley no mercado de genéricos como um todo e a segunda é a expansão do novo mercado", explica o gerente de Marketing de genéricos, Manoel Cavalcante.
HORMÔNIOS
Outro mercado a ser explorado é o de anticoncepcionais. Para isso, uma nova fábrica em Brasília deverá ser inaugurada ainda este ano. Segundo Cavalcante, o segmento representa uma ótima oportunidade. "Este é o segundo maior mercado da indústria farmacêutica, atrás apenas dos analgésicos, movimentando R$ 2 bilhões ao ano", explica. De acordo com o executivo, a participação dos genéricos no mercado de anticoncepcionais é de apenas 4%, ante uma presença de 20% entre os remédios em geral - daí o grande potencial.
SANOFI
O Grupo Sanofi registrou crescimento de 16,9% em suas vendas líquidas no Brasil em 2011, movimentando 1,52 bilhões de euros (R$ 3,46 bilhões). Os mercados emergentes já representam 30% das vendas do grupo, ou 10,1 bilhões de euros, com avanço de 10,4% no ano. Em 2011, a companhia obteve alta de 5,3% em suas vendas, totalizando 33,3 bilhões de euros.
Fonte: DCI
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