Farmacêutica GSK estuda entrar no mercado de genéricos de marca
A inglesa GlaxoSmithKline (GSK) analisa oportunidades para expandir seus negócios no Brasil. A produção de genéricos de marca (similar) pode ser uma oportunidade, segundo Hadrian Green, diretor comercial estratégico de pesquisa e desenvolvimento para mercados emergentes da multinacional. "Essa decisão ainda não está tomada", afirmou o executivo.
As oportunidades seriam para produzir grandes medicamentos, considerados "blockbusters" (campeões de vendas), como o Lipitor, da Pfizer, cuja patente expirou. Esse produto movimenta cerca de US$ 13 bilhões por ano. O Brasil é o segundo maior mercado para a GSK no bloco de emergentes, atrás da China. Segundo Green, o Brasil representa oportunidades de crescimento também em dermatologia.
Com uma unidade em Jacarepaguá (RJ), com capacidade de produção de 300 milhões de unidades/ano de comprimidos, cremes e pomadas, a GSK tem trabalhado para entender o que os mercados necessitam. Essa estratégia está direcionando a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do grupo.
Com foco em doenças negligenciadas; metabólicas, como diabetes; e respiratórias, a empresa está reforçando pesquisas globais também na área de biológicos, considerada o futuro das grandes farmacêuticas, e doenças raras. Em biológicos, com um pipeline extenso, a companhia poderá trazer uma linha desses produtos para o Brasil, segundo Green.
Fonte: Valor Econômico
Comentários
Postar um comentário