Indústria de perfumaria e cosméticos fatura 12,8% a mais no ano
O setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos faturou US$ 17,6 bilhões em 2011, em valores de fábrica, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A cifra é 12,8% maior do que o faturamento registrado em 2010. A elevação do faturamento em reais ficou em 7,9%, fechando o ano em R$ 29,4 bilhões.
O estudo indica também que houve uma redução no crescimento do segmento, que havia registrado alta de 30% no faturamento em dólares entre 2009 e 2010. O Brasil deve ultrapassar o Japão este ano e se tornar o segundo maior mercado de beleza mundial, atrás apenas dos EUA.
Em 2010, o mercado japonês movimentou US$ 43,8 bilhões contra US$ 37,4 bilhões no Brasil. Segundo João Carlos Basilio, presidente da Abihpec, as dificuldades enfrentadas pelo Japão, em consequência do terremoto, devem ter prejudicado o crescimento do setor no país.
O mercado de protetor solar foi o que mais cresceu no ano passado: 20,2%, em dólares, de acordo com as projeções apresentadas por Basilio. O dado oficial, medido pela consultoria Euromonitor, ainda não foi divulgado.
Fonte: Valor Online
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