CONBRAFARMA 2013 reúne 450 profissionais e executivos do mercado, em São Paulo










O Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico - IDVF – realizou, nos dias 27 a 28 de Agosto, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o CONBRAFARMA 2013 – Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico.
Considerado um dos mais importantes encontros profissionais voltado aos profissionais que atuam no canal farma – farmacêuticos, gerentes de lojas, proprietários, gestores e executivos – o CONBRAFARMA, em sua edição 2013, manteve o já tradicional formato presencial VIP, mas inovou ao ser transmitido ao vivo [via internet] para todo o varejo farmacêutico nacional.
Organizado pela Rcintra Eventos Corporativos, o CONBRAFARMA 2013 contou com o patrocínio de importantes players do mercado farmacêutico, como Colgate, Daiichi Sankyo, EMS, ePharma, Galderma, Nova Química, Prati Donaduzzi, Takeda, Torrent e Zambon, além do patrocínio institucional da ABRAFARMA – Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias.
Com a presença de renomados palestrantes, autoridades e personalidades do segmento, o CONBRAFARMA 2013 proporcionou uma rica troca de informações, conhecimentos, experiências, relacionamentos e negócios aos profissionais que atuam nas farmácias e drogarias de todo o país, debatendo temas atuais e de interesse daqueles que atuam no varejo farmacêutico.
 



De acordo com Marco Fiaschetti (na foto acima) e Vinícius Pedroso, diretores do IDVF, “a alta competitividade do mercado farmacêutico, a rígida regulamentação do segmento, a profusão de novos conhecimentos e as mudanças sociais e econômicas que têm se acentuado nos últimos anos, entre outros, são atuais desafios para aqueles que atuam no varejo farmacêutico e o CONBRAFARMA muito contribuiu para discutir oportunidades e tendências do setor aos profissionais ligados direta ou indiretamente na dispensação de produtos no PDV.
Segundo Fiaschetti, “esta edição do congresso consolidou o CONBRAFARMA como um importante fórum de discussões e atualização. A programação do congresso foi definida com temas variados e focados no dia a dia daqueles que atuam no canal farma”, complementa o diretor do IDVF.


 



 

Já Vinícius Pedroso (na foto acima) reforçou que “o CONBRAFARMA 2013 firmou seu propósito de ser uma grande plataforma de relacionamento entre a indústria, distribuidor e varejo, bem como ser um fórum de discussão sobre o momento atual do varejo farmacêutico, seus desafios e futuro.”
Os dois dias de evento contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais para o trabalho no canal farma; atualização da gestão estratégica de recursos e processos nas farmácias e drogarias; qualificação dos PDVs para as boas práticas farmacêuticas e prestação de serviços diferenciados aos usuários de medicamentos, além de possibilitar o estreitamento de relacionamentos e abertura de novas possibilidades de atuação na cadeia farmacêutica.




Segundo Sérgio Mena Barreto (ao microfone, na foto acima), presidente do CONBRAFARMA 2013, o varejo farmacêutico no Brasil passa por transformações profundas, cenário este que exige profissionais qualificados para os desafios e as oportunidades que se apresentam. “Por isso, apoiar o CONBRAFARMA é contribuir com a capacitação daqueles que dirigem e gerenciam os estabelecimentos farmacêuticos, bem como daqueles que lidam diariamente e estão em contato direto com os usuários de medicamentos e produtos para a saúde” complementa Mena Barreto.
Uma das grandes atrações do congresso, o Sr. Deusmar Queirós (na foto abaixo), fundador e presidente da Rede Pague Menos, lotou o auditório no primeiro dia do evento, discorrendo sobre sua trajetória de vida e o sucesso do grupo por ele dirigido.
 



O CONBRAFARMA também proporcionou momentos de descontração com a apresentação de um stand up comedy com o humorista e roteirista carioca Nigel Mansel, uma das mais novas revelações do gênero.
Ao final do último dia, o evento foi coroado com a palestra TOP FIVE do Sr. Sérgio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma , que falou sobre autoconhecimento e desenvolvimento de competências como fator de sucesso pessoal e profissional.

PROGRAMAÇÃO
O evento teve início com um ENCONTRO DE LÍDERES, em que as principais entidades representativas do mercado farmacêutico (ABCFARMA, ABRAFARMA, CFF, FEBRAFAR, ABAFARMA e ABRADILAN), debateu a realidade e o futuro do varejo farmacêutico no Brasil.





Na oportunidade, o Presidente da FEBRAFAR, Edison Tamascia (na foto abaixo) discorreu sobre a representatividade da Federação (que hoje congrega 41 redes - um grupo composto por mais de 7.800 lojas em todo o país) como uma entidade de fomento ao empreendedorismo, por meio do modelo associativista de gestão empresarial, e discorreu sobre o grande volume de leis que regem o setor na atualidade, acrescentando que a atuação dos agentes regulatórios e o alto nível de burocratização no país têm emperrado o crescimento das empresas brasileiras.




Geraldo Monteiro, Diretor Executivo da ABRADILAN, acrescentou que os empresários no Brasil passam 90% do tempo desburocratizando processos internos, sendo que nos países desenvolvidos o empresariado utiliza 90% do tempo para analisar tendências e descobrir oportunidades e melhorias para a gestão do seu negócio. “Como inovar se estamos engessados pela burocracia em nosso país? Como prosperar diante de uma alta carga tributária?”, indignou-se.




No decorrer do primeiro dia de CONBRAFARMA, os participantes também acompanharam debates sobre o papel da farmácia também como estabelecimento de saúde, os modelos de farmácias no país, a importância do farmacêutico na orientação ao paciente (automedicação responsável), entre outras temáticas conduzidas por representantes da ABIMIP, PRÓGENÉRICOS e do CFF.




Ao final do dia, o Presidente da Rede Pague Menos, Deusmar Queirós (na foto abaixo), falou sobre a expansão das redes de farmácias brasileiras. E da citação da “Pague Menos” na Forbes, conceituada revista norte-americana de economia e negócios.



 

Na quarta-feira (28), os participantes prestigiaram uma mesa redonda sobre como melhorar o relacionamento do canal farma com a indústria e distribuidoras. Também a Anvisa marcou presença com a temática “A agenda regulatória da Anvisa para o varejo farmacêutico nos próximos anos: perspectivas e possibilidades”.
Um painel apresentou dicas de como encantar o cliente e ganhar sua preferência no competitivo mercado varejista farmacêutico através das redes sociais, além de abordar técnicas e ações para melhorar o layout da loja e a exposição de produtos no PDV, visando melhor atendimento ao consumidor e o incremento de vendas.

Outro assunto tratado durante o CONBRAFARMA foi a importância dos dermocosméticos no varejo farma e sua crescente lucratividade aos estabelecimentos. E, por fim, o evento teve seu encerramento com explanações do Presidente Sergio Mena Barreto, que discursou sobre auto-conhecimento e desenvolvimento de competências como fatores de sucesso profissional e pessoal.

PRESENÇA MACIÇA






Contabilizando mais de 450 inscritos, o CONBRAFARMA contou com o auditório lotado nos dois dias de sua realização e, em razão deste sucesso, o IDVF já iniciou os preparativos para a realização da edição de 2014.
“Recebemos inúmeras manifestações positivas sobre o evento, tanto de congressistas como dos patrocinadores. O evento foi um sucesso e isto aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para o ano que vem. Nossa projeção é um crescimento superior a 80% em relação a 2013, para mantermos a média do ano anterior”, estima Vinícius Pedroso.


SERVIÇO

CONBRAFARMA - Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico
Local: Hotel Maksoud Plaza / São Paulo - SP
Data: 27 e 28 de Agosto de 2013
Informações: (11) 3258-1056
Email: conbrafarma@conbrafarma.com.br
Sites: www.conbrafarma.com.br / www.idvf.com.br


Fonte: IDVF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

All Farma - Mogi das Cruzes

Roche aposta em novas drogas contra o câncer no Brasil